Posbioinfousp

From OpenWetWare
Jump to navigationJump to search

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - Universidade de São Paulo


Como conseqüência dos intensivos esforços de pesquisa em biologia e genética nas últimas décadas, uma grande quantidade de dados experimentais tem sido e continua a ser produzida numa velocidade cada vez maior, delineando possibilidades concretas para a compreensão da vida, incluindo o tratamento de diversas doenças. Enquanto esses dados já permitiram inúmeras descobertas, perspectivas ainda mais promissoras poderão ser alcançadas ao se disponibilizar esses dados em redes de computadores, permitindo assim seu acesso e análise por pesquisadores das mais diversas áreas e institutos. Tal disponibilização e análise matemática, estatística e computacional dos dados em biologia, em especial em genética, tem sido denominada bioinformática.


Recém-estabelecido em conseqüência da destacada atuação brasileira na área de estudos genômicos, os programas de Mestrado e Doutorado em Bioinformática Interunidades da USP visam antender a consequente demanda para um programa no nível de pós-graduação que trate simultaneamente os aspectos biológicos e computacionais nesta área. Dessa maneira, o programa tem como objetivo a formação de recursos humanos de excelência que possam atuar tanto em pesquisa como no setor produtivo. Esse programa é constituído de muitas das principais unidades de pesquisa em biologia e informática da USP, que têm desenvolvido atividades de destaque em áreas relacionadas, incluindo os diversos projetos do programa Genoma e estudos pós-genômicos relativos ao transcriptoma, proteoma e à biologia estrutural.


De forma a atender especificamente à ampla multidisciplinaridade característica dessa área, um núcleo de disciplinas básicas foi estabelecido que deverá permitir aos ingressantes da área biológica um nivelamento adequado em exatas, e vice-versa. Em princípio, essas disciplinas básicas serão oferecidas no Campus da USP em São Paulo. O programa de créditos é complementado por disciplinas mais específicas e avançadas, que poderão ser cursadas também em outros campi da USP, a serem definidas em função dos programas de pesquisa de cada aluno.