MICRO

From OpenWetWare
Revision as of 18:07, 21 August 2013 by Ruben Fernandes (talk | contribs)
Jump to navigationJump to search

Home        People        Ramo Biotecnologia        Ramo Clínica        Labs        Materials       


A disciplina de Microbiologia e Biotecnologia é uma unidade curricular obrigatória do Mestrado em in Bioquímica em Saúde do ramo em Biotecnologia e uma unidade curricular optativa do mesmo mestrado, mas dos ramos Bioquímica Clínica e Metabólica e Bioquímica Aplicada. Os conteúdos programáticos nos ramos Biotecnologia e Bioquímica Clínica e Metabólica são demarcadamente distintos.

A Microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos, como as bactérias, fungos, virus entre outros. Daí que a Microbiologia é uma importante ciência médica, no que concerne à sua relação com patologia das doenças infeciosas e com a imunidade. A moderna microbiologia desenvolve-se através da utilização de diferentes ferramentas da bioquímica e da genética para estudo dos microrganismos. No entanto, devido ao desenvolvimento biotecnologia, a própria Microbiologia também serve como ferramenta à clonagem, engenharia genética e à biotecnologia.

Assim, a Microbiologia coloca-se numa área estratégia de relação com as mais diversas ciências e biotecnologias. O âmbito desta unidade curricular insere-se num contexto de formação avançada, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito da microbiologia orientada para a 'biotecnologia ambiental, alimentar, industrial e farmacêutica.


Visitar Página